Curso Técnico - Informativo

Colégio Graham Bell

EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL

CECIMAR – CENTRO EDUCACIONAL E CIENTIFICO DE MARINGÁ S/C LTDA.

Rua Evaristo da Veiga, nº 93  -  CEP 87030-013  -  Fone/Fax:44  3227-4647  - Maringá/PR

Página: www.colegiograhambell.com.br

Endereço eletrônico: colegio@colegiograhambell.com.br

TÉCNICO EM ELETRÔNICA E TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

DURAÇÃO DOS CURSOS: 18 meses

Carga Horária de 1.500 h/aulas e 1.200 h. relógio, distribuídas em 03 Semestres letivos de 500 h/aulas e 400 h relógio cada.

PERÍODO DE FUNCIONAMENTO: 2ª a 6ª feira das 19 às 23 horas.

PÚBLICO ALVO: Alunos que já possuem o Ensino Médio ou que estejam cursando a partir da 2ª série do mesmo.

DIREITOS PROFISSIONAIS DOS TÉCNICOSEM ELETRÔNICA OU EMELETROTÉCNICA: Diploma de técnico registrado no Ministério da Educação e registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

PERFIL DO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA: ao concluir o curso Técnico em Eletrotécnica, estará apto para a elaboração de projetos e para o acompanhamento da execução de instalações do sistema de energia elétrica predial e industrial, efetuando dimensionamentos, ensaios e medições, para a produção de documentos de controle específico de automação elétrica e aplicar normas técnicas de segurança além de também poder  ser empreendedor.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA:

- Empresas concessionárias de energia;

- Empresas de projetos elétricos e instalações elétricas;

- Empresas de manutenção elétrica;

- Empresas de representações, vendas e assistência técnica de materiais, instrumentos, máquinas e equipamentos elétricos;

- Empresas de automação industrial;

- Empresas de eletrificação;

- Profissional autônomo;

- Empresas de construção civil;

DISCIPLINAS TRABALHADAS NO CURSO DE TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA: Eletricidade, Noções de Eletrônica Básica, Eletrônica Industrial, Eletrônica Digital, Máquinas Elétricas, Instalações Elétricas, Geração e Transmissão de Energia, Informática Aplicada (AUTO-CAD), Automação Industrial, Prática Profissional.

O TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA ESTARÁ APTO PARA TRABALHAR COM:

- Manutenção e operação de máquinas elétricas como: transformadores, geradores e motores elétricos;

- Manutenção e operação de sistemas elétricos prediais, industriais e de redes de distribuição de energia rural e urbana;

- Elaborar, dimensionar e executar projetos de sistemas elétricos prediais, industriais e de redes de distribuição de energia rural e urbana de até 800 KVA;

- Dimensionar, instalar, programar e realizar manutenção de sistemas com uso de PLC (Controladores Lógicos Programáveis);

- Desenvolver, dimensionar e executar quadros de potência e comandos elétricos;

- Desenvolver, dimensionar e executar quadros de automação predial e industrial;

- Desenvolver, elaborar e interpretar desenhos elétricos em AUTO-CAD;

- Pesquisar, analisar e encaminhar soluções para distorções de consumo de energia elétricas;

- Interpretar e aplicar a legislação e as normas regulamentadoras do setor elétrico;

- Interpretar e aplicar conceitos de energia elétrica e suas grandezas características;

- Interpretar e aplicar os fundamentos de práticas da eletricidade básica e eletrônica digital;

- Usar os instrumentos de medidas elétricas nos circuitos elétricos;

- Especificar componentes e máquinas elétricas para aquisição de baixa tensão;

PERFIL DO TÉCNICO EM ELETRÔNICA: O técnico em Eletrônica projeta, monta e instala equipamentos eletrônicos na linha de produção, participa de programação de equipamentos com o emprego de recursos de informática e faz a manutenção preventiva e corretiva de aparelhos.

ÁREA DE ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM ELETRÔNICA: Atua em indústrias, em empresas de projetos elétricos, de manutenção, de instalação e montagens; em concessionárias de energia elétrica e telefonia, em hospitais e em empresas de informática e de telecomunicações. Desenvolve projetos e/ou empreendimentos próprios.

ASSUNTOS ABORDADOS NO CURSO DE ELETRÔNICA: Eletricidade, Eletrônica, Eletrônica Digital, Análise de Circuito, Manutenção de Equipamentos Eletroeletrônicos, Projetos e Montagens, Microcontroladores, Prática de Laboratório, Algoritmos, Linguagem e Programação e Rede de Computadores.

O TÉCNICO EM ELETRÔNICA ESTARÁ APTO PARA TRABALHAR COM:

- Manutenção de eletroeletrônicos: (aparelhos eletrônicos, monitores, fontes de alimentação, no-break etc.).

- Manutenção de computadores

- Projetos de placas de circuitos impressos.

- Desenhos de circuitos eletrônicos.

LISTA DE FERRAMENTAS

-          01 Ferro de soldar de 28W/127V

-          01 Sugador de solda

-          01 Multímetro digital